18% das crianças Brasileiras estão obesas

Mais crianças obseas no Brasilque nos EUA. Fonte: Folha do ES

O Brasil, casa de 194 milhões de habitantes, tem 39 milhões adultos acima do peso, enquanto 18% das crianças estão acima do peso também graças à cultura da alimentação.

Em 2008, uma em cada três crianças de 5 a 9 anos tinha excesso de peso sendo que 16,6% do total de meninos também eram obesos; entre as meninas, a obesidade apareceu em 11,8%. O excesso de peso foi maior na área urbana do que na rural. Enquanto, em 1989, este índice era de 15%, contra 10,9% em 1974-75. Observou-se padrão semelhante nas meninas, que de 8,6% na década de 70 foram para 11,9% no final dos anos 80 e chegaram aos 32% em 2008-09.

Os resultados são da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008-2009, realizada pelo IBGE em parceria com o Ministério da Saúde. Segundo a pesquisa do ministério da saúde, o numero de criança que ganharam peso amentou cinco vezes nos últimos 20 anos. Além disso, elas levaram comida com mais calorias nas escolas porque estão imitando seus pais em casa.

Um projeto da fundação Oswaldo Cruz em Brasilia foi feito em algumas escolas da cidade para introduzir uma alimentação balançada e mais saudável. Algumas crianças responderem na questão do programa: “O que você acha mais saudável na alimentação?”, com respostas como: Frutas, legumes, feijão e arroz. Mas também, uma nutricionista comentou que: a criança pode comer outras coisas como chocolate e balas porque ela não vai comer isso todo dia.

O projeto tem um objetivo, educar o geração das escolas para comer melhor e para melhorar a saúde infantil. Dê uma olhada neste video de Canal Sáude: Alimentação Infantil

Advertisements

About Rami Alhames

I'm a Syrian Brazilian, Freelance Translator and Social media contributor @GlobalVoices @GVinArabic, Meedan, in Portuguese, Arabic and English.
This entry was posted in Culture & Life, Eudcation & Human Rights, Portuguese and tagged . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s